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O Pêndulo simples e o Movimento Harmônico Simples

Atenção: esta Atividade Interativa já foi concluída. Você pode refazer os exercícios quantas vezes quiser, mas não valerá nota.
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A janela acima apresenta uma simulação do movimento do pêndulo simples, regido pela equação d2Θ/dt2 + g/L sen Θ = 0, onde g é a aceleração da gravidade, L é o comprimento da haste e Θ é o ângulo entre a haste e a vertical (arraste o objeto na ponta da haste e solte-a para iniciar o movimento oscilatório).

Conforme a animação progride, um segundo pêndulo, mais claro, destaca-se paulatinamente (verifique se a opção "MHS" está selecionada). Seu movimento obedece a equação d2Θ/dt2 + g/L Θ = 0, obtida da anterior quando fazemos a aproximação sen Θ ≅ Θ (ângulos pequenos). Esta é a equação do Oscilador Harmônico, cuja solução são as equações do Movimento Harmônico Simples.

Assim, conquanto a oscilação permaneça próxima da vertical, os pêndulos oscilam similarmente, mostrando que podemos aproximar o pêndulo simples pelo oscilador harmônico. Por outro lado, se fizermos o pêndulo oscilar com grande amplitude (arraste a massa oscilante e solte-a), os dois pêndulos distinguem-se evidentemente, mostrando que não podemos mais considerar o pêndulo simples como um oscilador harmônico.

O intuito desta Atividade Interativa é evidenciar as consequências da aproximação para ângulos pequenos sobre o movimento do pêndulo simples, bem como as consequências de não se respeitar os limites de validade dessa aproximação. Assim, explore a animação acima, seus parâmetros e ferramentas à vontade, e evidencie esse comportamento. Depois, responda o questionário (neste momento, procure não mexer no pêndulo enquanto responde as perguntas para não confundir-se).

Curiosidade: a primeira equação diferencial acima (ie, sem a aproximação para ângulos pequenos) não pode ser resolvida analiticamente. Ao invés disso, o movimento do pêndulo foi obtido por integração numérica, através de um método chamado Runge-Kutta, variação Cash-Karp.

Ponha o pêndulo para oscilar com uma amplitude de 10º. Em seguida, meça o período da oscilação com um cronômetro e informe o valor encontrado.

Período: s

Terminei

Dica: há um cronômetro disponível na animação.

Agora calcule o período desse movimento, conforme previsto pelas equações do Movimento Harmônico Simples (consulte o material de referência).

Período: s

Terminei

Conforme você pôde observar no exercício anterior, o período previsto pelo Movimento Harmônico Simples é muito próximo daquele obtido pela medição. Isto ocorreu por que, na situação do exercício 1, a amplitude do movimento é pequena, de forma que vale a aproximação Θ ≅ sen Θ em qualquer instante do movimento.

Na equação do movimento d²Θ/dt + g/L sen Θ = 0, para amplitude de 10º, qual é o erro máximo em sen Θ que cometemos ao assumir sen Θ ≅ Θ? Isto é, qual é a maior diferença entre Θ e sen Θ durante o movimento?

Erro máximo: rad

Terminei

Ainda no regime de ângulos pequenos, o movimento do pêndulo pode ser aproximado pela equação do Movimento Harmônico Simples:

Θ(t) = cos ( t + ), com Θ, A e φ em rad, ω em rad/s e t em segundos (contado a partir do momento em que você solta o pêndulo).

A é amplitude angular do movimento oscilatório. ω = 2π/T, onde T é o período da oscilação. t é um instante de tempo, contado a partir do momento em que você solta o pêndulo. Finalmente, φ é a fase, que você deve usar para ajustar a equação acima à condição inicial Θ(0) = A.

Preencha a equação acima de modo a representar corretamente a situação do exercício 1.

Terminei

Qual é a previsão dada pela equação do Movimento Harmônico Simples para a velocidade angular máxima da massa oscilante (não confunda com o ω da equação do MHS)? E qual a velocidade linear máxima da massa oscilante?

Velocidade angular máxima: rad/s

Velocidade linear máxima: m/s

Terminei

Dica: a velocidade angular da massa oscilante é simplesmente a derivada da equação horária (exercício anterior) com relação ao tempo. A velocidade linear, por sua vez, é L (movimento circular), onde L é o comprimento da haste (consulte-a nas configurações da simulação, no botão com ícone de engrenagem, à esquerda da tela).

O gráfico Θ'(Θ) ilustra a relação entre a posição (ângulo), no eixo x, e a velocidade (angular), no eixo y; é o chamado espaço de fases do pêndulo simples. Procure este gráfico na animação acima e preencha os campos abaixo:

Ângulo máximo (amplitude do movimento): rad.

Velocidade angular máxima: rad/s (compare com o exercício anterior).

Terminei

Imagine que em t = 0, o pêndulo acima comece a oscilar com Θ(0) = 5º e Θ'(0) = 3º/s (atenção para a unidade usada). A equação horária do movimento é

Θ = cos ( t + ),

com Θ, A e φ em rad, ω em rad/s e t em segundos. Preencha-a com os devidos valores.

Atenção: esta configuração não corresponde, necessariamente, àquela apresentada na animação acima.

Terminei

Agora ponha o pêndulo para oscilar com uma amplitude de 90º e meça o período do movimento. Compare o período obtido por medição direta com aquele previsto pela equação do Movimento Harmônico Simples (exercício 2).

Período: s

Terminei

Quantas vezes o erro máximo cometido na situação do exercício anterior (amplitude de 90º graus) é maior que o erro cometido na situação do exercício 1 (amplitude de 10º)?

erro máximo (90º) / erro máximo (10º) =

Terminei

Imagine que o pêndulo acima tenha sido colocado sobre a superfície de um dos planetas do sistema solar. Ele agora oscila como se estivesse lá (note que o movimento mudou). Que planeta é esse?

Planeta:

Terminei

Dica: lembre-se de que o período da oscilação depende da aceleração da gravidade.

Este material foi criado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA) do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, campus capital, e é distribuido para uso conforme a licença Creative Commons Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0). Isto significa que você pode compartilhar ou remixar esta obra, segundo esta mesma licença, desde que cite o autor original (CEPA) e sua página web (cepa.if.usp.br). Você NÃO pode usar esta obra, nem variações dela, para fins comerciais (para este propósito, entre em contato com o CEPA).

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