1 00:00:23,540 --> 00:00:24,130 Olá, meu nome é Janice e meu sinal é esse. 2 00:00:26,230 --> 00:00:31,330 Eu sou intérprete de Libras do professor Felipe, 3 00:00:31,430 --> 00:00:40,070 e ele é professor do departamento de Letras da USP. 4 00:00:41,100 --> 00:00:43,800 Ele vai conduzir você nessa disciplina que começa agora. 5 00:00:43,940 --> 00:00:47,010 Trata-se do curso de Libras EAD da Universidade de São Paulo 6 00:00:47,110 --> 00:00:49,510 que foi idealizado para que os alunos da USP 7 00:00:49,610 --> 00:00:53,340 tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, 8 00:00:53,440 --> 00:00:58,070 à surdez, à educação de surdos e à cultura surda. 9 00:00:58,170 --> 00:01:00,190 A língua de sinais que vamos estudar aqui 10 00:01:00,290 --> 00:01:04,220 é a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, 11 00:01:04,230 --> 00:01:08,450 que é a usada por comunidades surdas dos centros urbanos do Brasil. 12 00:01:08,480 --> 00:01:10,510 A Libras é uma língua natural 13 00:01:10,550 --> 00:01:12,830 reconhecida como meio legal de comunicação 14 00:01:12,880 --> 00:01:17,580 pela Lei 10.436 de 2002. 15 00:01:17,610 --> 00:01:20,660 É a partir desta lei que os profissionais da Pedagogia, 16 00:01:20,660 --> 00:01:23,760 da Fonoaudiologia e das Licenciaturas 17 00:01:23,790 --> 00:01:28,060 tem a garantia do contato com o ensino da Libras em sua formação: 18 00:01:28,100 --> 00:01:30,040 uma vitória grande para esses profissionais, 19 00:01:30,070 --> 00:01:32,530 mas principalmente para a comunidade surda 20 00:01:32,630 --> 00:01:36,960 que será atendida por esses profissionais. 21 00:01:36,990 --> 00:01:39,700 O que você vai receber aqui são informações importantes 22 00:01:39,740 --> 00:01:42,760 que com certeza vão lhe ajudar na tomada de decisões 23 00:01:42,790 --> 00:01:46,820 caso você encontre em seu percurso profissional, pessoas surdas 24 00:01:46,860 --> 00:01:50,140 ou outros profissionais que trabalham com pessoas surdas. 25 00:01:50,180 --> 00:01:53,220 Portanto, são conhecimentos para seu trabalho, 26 00:01:53,260 --> 00:01:56,050 independente dos contatos familiares e profissionais 27 00:01:56,080 --> 00:01:58,750 que você possa ou venha ter com pessoas surdas. 28 00:01:58,850 --> 00:02:02,750 Tenho certeza que esses conhecimentos serão úteis para vocês. 29 00:02:04,680 --> 00:02:07,160 Eu quero começar mostrando para você 30 00:02:07,260 --> 00:02:10,670 um pequeno histórico sobre a educação de surdos. 31 00:02:12,360 --> 00:02:15,520 Uma citação de Carlos Sanches, de 1990, diz: 32 00:02:15,610 --> 00:02:19,580 “A surdez é tão antiga quanto a Humanidade". 33 00:02:19,610 --> 00:02:21,650 "Sempre existiram surdos." 34 00:02:21,690 --> 00:02:23,040 "Desde os tempos mais remotos" 35 00:02:23,080 --> 00:02:24,780 "se sabia que havia gente que nascia surda," 36 00:02:24,810 --> 00:02:28,310 "e que os surdos de nascimento não podiam falar normalmente" 37 00:02:28,350 --> 00:02:31,230 "e por isso se expressavam por sinais." 38 00:02:31,270 --> 00:02:35,160 "Associava-se à falta de audição com uma incapacidade" 39 00:02:35,200 --> 00:02:37,190 "para compreender e articular a palavra falada" 40 00:02:37,230 --> 00:02:42,660 "e assim eles eram denominados de surdos-mudos.” 41 00:02:42,690 --> 00:02:44,980 O termo surdo-mudo não é mais usado nos dias de hoje 42 00:02:45,010 --> 00:02:46,470 porque na verdade as pessoas surdas 43 00:02:46,510 --> 00:02:51,100 podem falar se forem submetidas às técnicas específicas para oralização. 44 00:02:51,200 --> 00:02:56,100 Essa ideia já existia em Aristóteles. 45 00:02:56,200 --> 00:02:59,600 Ele fazia uma forte relação entre a audição 46 00:02:59,640 --> 00:03:02,550 e a capacidade de adquirir conhecimento. 47 00:03:02,590 --> 00:03:07,550 Para ele, já que a aprendizagem se dava através do discurso 48 00:03:07,580 --> 00:03:10,700 e os surdos não poderiam aprender o discurso, 49 00:03:10,730 --> 00:03:16,410 eles não poderiam, então, adquirir conhecimento. 50 00:03:16,510 --> 00:03:18,170 Nessa época a concepção 51 00:03:18,170 --> 00:03:23,760 de que é necessário ouvir para se falar não era questionada. 52 00:03:23,860 --> 00:03:29,060 A linguagem era uma condição para a humanização do indivíduo, 53 00:03:29,160 --> 00:03:33,120 e a ideia de que não existia forma de instruir os surdos 54 00:03:33,160 --> 00:03:36,120 permaneceu por séculos sem ser questionada. 55 00:03:37,710 --> 00:03:42,580 Para os romanos, por exemplo, aquelas pessoas que não falavam 56 00:03:42,680 --> 00:03:44,270 não tinham direitos legais. 57 00:03:44,340 --> 00:03:46,120 Eles não podiam, por exemplo, 58 00:03:46,180 --> 00:03:48,120 fazer um testamento, ou ter direitos à herança; 59 00:03:48,220 --> 00:03:49,640 dessa forma os surdos daquela época 60 00:03:49,740 --> 00:03:53,710 ficavam dependentes de outras pessoas para usufruírem os seus direitos legais. 61 00:03:53,810 --> 00:03:55,090 A própria Igreja Católica 62 00:03:55,190 --> 00:03:58,220 não reconhecia a alma dos surdos como imortal, 63 00:03:58,220 --> 00:04:00,720 já que eles não podiam dizer os sacramentos. 64 00:04:00,820 --> 00:04:04,230 Santo Agostinho expressa esse pensamento 65 00:04:04,330 --> 00:04:06,200 dizendo que a falta do ouvido desde o nascimento 66 00:04:06,300 --> 00:04:08,600 impede a entrada da fé. 67 00:04:08,700 --> 00:04:10,770 Com o fim da Idade Média, 68 00:04:10,870 --> 00:04:13,740 essa ideia a respeito da educação de surdos 69 00:04:13,840 --> 00:04:18,160 vinculada a algo sobrenatural começa a acabar. 70 00:04:18,260 --> 00:04:21,910 Então, essa atuação educacional com os surdos 71 00:04:22,070 --> 00:04:24,480 começa a se consolidar a partir desse momento, 72 00:04:24,580 --> 00:04:26,690 e a ideia de que o surdo é uma pessoa 73 00:04:26,760 --> 00:04:32,800 que pode ser ensinada, começa a ganhar espaço nessa época. 74 00:04:34,430 --> 00:04:37,920 A intenção inicial era de ensinar a fala e a escrita para os surdos 75 00:04:38,020 --> 00:04:39,600 e o uso da soletração manual era um dos recursos 76 00:04:39,640 --> 00:04:43,730 que já eram utilizados pelos educadores daquela época. 77 00:04:43,830 --> 00:04:46,540 Infelizmente, apenas surdos filhos de famílias nobres 78 00:04:46,580 --> 00:04:49,380 tinham condições de ter um professor preceptor, 79 00:04:49,420 --> 00:04:52,750 e isso acontecia por razões financeiras, principalmente, 80 00:04:52,780 --> 00:04:55,400 e o objetivo era permitir que esses surdos 81 00:04:55,440 --> 00:04:58,800 usufruíssem de seus direitos legais e da herança da família. 82 00:04:58,810 --> 00:05:01,250 Então, essas famílias tinham condições financeiras e motivações 83 00:05:01,350 --> 00:05:03,400 para pagarem os professores preceptores 84 00:05:03,500 --> 00:05:06,270 para que ensinassem seus filhos. 85 00:05:08,320 --> 00:05:11,030 Essa possibilidade de educar a pessoa surda 86 00:05:11,060 --> 00:05:13,350 era completamente nova e radical para a época, 87 00:05:13,590 --> 00:05:16,790 e ela espalhou-se rapidamente pela Europa, 88 00:05:16,820 --> 00:05:21,840 e surgiram diversos professores que acreditavam ter em mãos 89 00:05:21,910 --> 00:05:24,730 métodos inovadores para o ensino da oralidade. 90 00:05:24,830 --> 00:05:26,120 A maioria dessas pessoas 91 00:05:26,220 --> 00:05:28,370 guardava segredo dos seus métodos, 92 00:05:28,470 --> 00:05:33,180 e apresentavam apenas os casos mais bem sucedidos para a sociedade. 93 00:05:34,420 --> 00:05:37,960 É nessa época também que ocorre a primeira alusão 94 00:05:38,060 --> 00:05:40,280 à possibilidade de instruir os surdos 95 00:05:40,330 --> 00:05:42,070 por meio da língua de sinais e da língua oral. 96 00:05:42,170 --> 00:05:46,430 Essa alusão foi feita por Bartolo Della Marca D’Ancona, 97 00:05:46,530 --> 00:05:48,980 escritor do século XIV. 98 00:05:49,080 --> 00:05:51,490 Foi a primeira vez que o surdo pode ser notado 99 00:05:51,550 --> 00:05:53,630 como uma pessoa capaz de fazer discernimentos, ou seja, 100 00:05:53,670 --> 00:05:56,740 de tomar suas próprias decisões. 101 00:05:59,100 --> 00:06:00,650 Poucos surdos tiveram, nessa época, 102 00:06:00,810 --> 00:06:03,780 o privilégio de terem preceptores. 103 00:06:03,820 --> 00:06:07,410 Com o final da Idade Média e as mudanças sociais que ocorreram, 104 00:06:07,440 --> 00:06:09,690 a vida nas cidades se torna mais ativa 105 00:06:09,720 --> 00:06:12,780 e o contato entre os surdos se torna mais viável. 106 00:06:12,810 --> 00:06:16,020 Em uma citação de Carlos Sanchez, ele diz: 107 00:06:16,060 --> 00:06:18,840 “...surdos comunicando-se entre si 108 00:06:18,870 --> 00:06:21,980 mediante uma língua que surpreendia por sua precisão e rapidez, 109 00:06:22,010 --> 00:06:24,820 surdos que podiam compreender e expressar ideias 110 00:06:24,860 --> 00:06:27,330 por meio da língua escrita, 111 00:06:27,360 --> 00:06:30,460 não admitiam a menor dúvida sobre a sua humanidade 112 00:06:30,490 --> 00:06:35,590 aos olhos de qualquer observador inteligente, 113 00:06:35,620 --> 00:06:38,640 e os renascentistas o eram. 114 00:06:38,660 --> 00:06:40,300 Os surdos, nesta época que estamos estudando, 115 00:06:40,340 --> 00:06:43,730 gozaram de oportunidades que lhes foram vedadas posteriormente 116 00:06:43,760 --> 00:06:49,040 com a imposição do oralismo, que vamos estudar em seguida. 117 00:06:50,620 --> 00:06:52,960 Até aqui existia certo acordo unânime 118 00:06:53,020 --> 00:06:56,940 de que as pessoas surdas deveriam aprender a língua oral, 119 00:06:57,040 --> 00:06:59,690 que é a língua usada pelos ouvintes da sociedade 120 00:06:59,720 --> 00:07:01,950 em que os surdos viviam. 121 00:07:01,990 --> 00:07:04,330 Entretanto, no começo do século XVIII 122 00:07:04,430 --> 00:07:07,230 uma divisão importante ocorreu e, com o passar do tempo, 123 00:07:07,330 --> 00:07:09,350 ela foi se tornando mais expressiva, 124 00:07:09,390 --> 00:07:13,910 e que separou definitivamente os “oralistas” e os “gestualistas”. 125 00:07:15,060 --> 00:07:16,650 Essa divisão existe, de certa forma, 126 00:07:16,680 --> 00:07:19,030 até os dias de hoje. 127 00:07:19,070 --> 00:07:22,550 O abade francês Charles Michel de L’Epée 128 00:07:22,590 --> 00:07:24,440 foi o primeiro a reconhecer nos surdos 129 00:07:24,470 --> 00:07:28,270 a capacidade de comunicarem-se por um sistema visuoespacial. 130 00:07:28,660 --> 00:07:32,460 Ele fundou o modelo francês de educação de surdos. 131 00:07:32,490 --> 00:07:35,550 Na França, L’Epée aprendeu a língua de sinais dos surdos 132 00:07:35,580 --> 00:07:38,000 que viviam nas ruas de Paris e, através dela, 133 00:07:38,030 --> 00:07:40,680 criou o Sinais Metódicos, 134 00:07:40,680 --> 00:07:43,380 uma combinação de língua de sinais francesa 135 00:07:43,410 --> 00:07:46,150 com a gramática do francês oral mais o alfabeto digital. 136 00:07:46,250 --> 00:07:49,760 Ele foi o primeiro a considerar que os surdos tinham uma língua. 137 00:07:49,860 --> 00:07:52,270 Ele fundou a primeira escola pública para surdos no mundo 138 00:07:52,370 --> 00:07:55,820 a usar a modalidade visuoespacial, 139 00:07:55,850 --> 00:07:58,380 que foi o Instituto Nacional para Surdos-Mudos de Paris. 140 00:07:58,410 --> 00:08:00,720 Ele acreditava que o método mais fácil 141 00:08:00,910 --> 00:08:03,270 de ensinar o francês aos surdos 142 00:08:03,300 --> 00:08:06,470 era através da língua de sinais deles. 143 00:08:08,350 --> 00:08:11,300 Os alunos que foram submetidos ao método de L’Epée 144 00:08:11,400 --> 00:08:13,250 alcançavam avanços consideráveis 145 00:08:13,350 --> 00:08:15,610 e eram capazes de usar adequadamente 146 00:08:15,710 --> 00:08:19,890 a língua escrita e traduziam sem dificuldades. 147 00:08:19,900 --> 00:08:23,180 Diversos surdos foram influenciados pelo método francês, 148 00:08:23,210 --> 00:08:25,310 não apenas na França e Europa, 149 00:08:25,350 --> 00:08:28,200 mas até nos Estados Unidos, 150 00:08:28,230 --> 00:08:31,280 e muitos deles ocuparam posições de destaque 151 00:08:31,380 --> 00:08:33,670 na sociedade daquele tempo: 152 00:08:33,770 --> 00:08:35,040 eles tinham conhecimento de mundo 153 00:08:35,140 --> 00:08:37,030 possibilitado pelo uso de uma língua de sinais, 154 00:08:37,130 --> 00:08:38,790 e além disso dominavam a escrita. 155 00:08:39,370 --> 00:08:41,690 De um outro lado, 156 00:08:41,720 --> 00:08:46,860 em oposição ao método francês estava Samuel Heinicke, 157 00:08:46,890 --> 00:08:49,520 fundador do Oralismo e do método alemão. 158 00:08:49,550 --> 00:08:52,440 Na Alemanha, Samuel Heinicke propôs uma filosofia de ensino 159 00:08:52,480 --> 00:08:56,750 em que se utilizava somente a oralidade na educação de surdos, 160 00:08:56,790 --> 00:09:00,050 uma vez que, segundo seus defensores, 161 00:09:00,090 --> 00:09:02,070 essa seria a situação ideal 162 00:09:02,110 --> 00:09:06,290 para que eles se integrassem na sociedade ouvinte. 163 00:09:06,390 --> 00:09:10,120 Heinicke fundou a primeira escola pública alemã para surdos 164 00:09:10,160 --> 00:09:13,090 baseada no método oral. 165 00:09:13,120 --> 00:09:18,490 Para ele o pensamento só era possível através da língua oral. 166 00:09:18,530 --> 00:09:22,440 O modelo alemão foi ganhando adeptos 167 00:09:22,480 --> 00:09:25,030 e se espalhou para a maioria dos países da Europa. 168 00:09:25,070 --> 00:09:29,730 Aliado a isso, a França começava a perder sua influência na Europa, 169 00:09:29,770 --> 00:09:34,670 e a Alemanha começa a despontar em plano internacional, 170 00:09:34,700 --> 00:09:36,760 e também a Itália se consolida como unidade política. 171 00:09:36,800 --> 00:09:38,020 Neste contexto 172 00:09:38,060 --> 00:09:44,100 ocorre o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, em Milão, 173 00:09:44,140 --> 00:09:49,850 e marca a história da surdez de maneira negativa. 174 00:09:49,880 --> 00:09:51,800 Supostamente convocado para discutir os temas 175 00:09:51,830 --> 00:09:55,800 “construção de escolas”, “ensino” e “métodos”, 176 00:09:55,840 --> 00:09:59,300 neste congresso, os dois primeiros temas foram ignorados; 177 00:09:59,340 --> 00:10:02,320 portanto, foi uma articulação preparada pela militância oralista. 178 00:10:02,360 --> 00:10:03,010 Os oradores do congresso 179 00:10:03,040 --> 00:10:06,530 condenaram ferozmente o uso de sinais 180 00:10:06,570 --> 00:10:09,970 e a maioria dos congressistas (europeus oralistas e ouvintes) 181 00:10:10,000 --> 00:10:14,470 votaram a favor da conveniência absoluta da metodologia oralista. 182 00:10:14,510 --> 00:10:16,770 Ao final do congresso, 183 00:10:16,810 --> 00:10:22,650 instaurou-se o Programa Oral e a proibição do uso de Língua de Sinais. 184 00:10:23,810 --> 00:10:25,450 Eu vou ler para vocês 185 00:10:25,480 --> 00:10:28,050 duas Resoluções do Congresso de Milão: 186 00:10:28,090 --> 00:10:31,010 “Dada a superioridade incontestável da fala sobre os sinais 187 00:10:31,050 --> 00:10:33,490 para reintegrar os Surdos-Mudos na vida social 188 00:10:33,520 --> 00:10:36,710 e para dar-lhes maior facilidade de linguagem,... (este Congresso) 189 00:10:36,750 --> 00:10:39,600 declara que o método de articulação 190 00:10:39,630 --> 00:10:42,860 deve ter preferência sobre o de sinais na instrução 191 00:10:42,900 --> 00:10:46,070 e educação dos surdos e mudos”; 192 00:10:46,100 --> 00:10:49,340 “O método oral puro deve ser preferido 193 00:10:49,440 --> 00:10:55,570 porque o uso simultâneo de sinais e fala tem a desvantagem de prejudicar a fala, 194 00:10:55,600 --> 00:10:59,130 a leitura orofacial e a precisão de ideias.” 195 00:11:06,540 --> 00:11:08,670 A influência da Europa chegou aos Estados Unidos. 196 00:11:08,700 --> 00:11:12,140 O primeiro americano a se interessar pela educação de surdos 197 00:11:12,180 --> 00:11:14,910 foi Thomas Hopkins Gallaudet. 198 00:11:14,950 --> 00:11:16,930 Estudou a educação de surdos na França 199 00:11:16,960 --> 00:11:19,300 e abriu junto com Laurent Clerc 200 00:11:19,400 --> 00:11:21,720 a primeira escola de surdos dos Estados Unidos, 201 00:11:21,750 --> 00:11:22,920 o “Asilo de Connecticut para a Educação 202 00:11:22,950 --> 00:11:26,700 e Instrução das Pessoas Surdas e Mudas”, 203 00:11:26,740 --> 00:11:30,610 Clerc era surdo e foi educado segundo o modelo criado por L'Epée 204 00:11:30,650 --> 00:11:35,000 e tornou-se professor do método manual. 205 00:11:35,030 --> 00:11:37,530 Outro americano que também se interessou pela educação de surdos 206 00:11:37,570 --> 00:11:40,440 foi Alexander Graham Bell, 207 00:11:40,470 --> 00:11:44,510 entretanto ele defendia o oralismo e era contrário ao uso dos sinais. 208 00:11:45,150 --> 00:11:46,930 Clerc e Graham Bell tinham perfis antagônicos 209 00:11:46,960 --> 00:11:48,480 em relação aquilo que acreditavam 210 00:11:48,510 --> 00:11:52,850 que seria importante para a educação de surdos. 211 00:11:52,880 --> 00:11:57,430 Por um lado, Clerc defendia surdez como diferença, 212 00:11:58,070 --> 00:12:01,490 e Graham Bell como desvio; 213 00:12:01,520 --> 00:12:05,980 Clerc defendia o modelo social de abordagem das deficiências 214 00:12:06,020 --> 00:12:08,710 e Graham Bell, o modelo médico. 215 00:12:08,760 --> 00:12:10,390 Aqui, o surdo era visto 216 00:12:10,420 --> 00:12:13,050 com uma expectativa de aceitação de sua cultura e língua, 217 00:12:13,870 --> 00:12:15,670 enquanto aqui o surdo era visto 218 00:12:15,710 --> 00:12:19,560 como uma pessoa com incapacidade física 219 00:12:19,660 --> 00:12:22,060 que pode ser aliviada. 220 00:12:22,100 --> 00:12:25,730 O objetivo educacional era a satisfação pessoal, em Clerc, 221 00:12:25,760 --> 00:12:27,630 e em Graham Bell, o objetivo educacional 222 00:12:27,660 --> 00:12:31,780 era a integração à comunidade ouvinte. 223 00:12:31,820 --> 00:12:33,730 Aqui, o professor surdo era modelo, 224 00:12:33,760 --> 00:12:35,860 e, aqui, ele era uma classe de deficientes. 225 00:12:35,900 --> 00:12:39,100 Nós temos em Clerc um modelo da minoria linguística 226 00:12:39,130 --> 00:12:43,360 e em Graham Bell a língua de sinais como uma língua deficitária. 227 00:12:44,500 --> 00:12:47,620 Para Clerc havia mérito nas congregações de surdos; 228 00:12:48,340 --> 00:12:51,140 e para Graham Bell as congregações de surdos seriam nocivas, 229 00:12:51,170 --> 00:12:52,970 seriam segregacionistas. 230 00:12:53,010 --> 00:12:57,190 Nós temos um modelo bilíngue em Clerc, 231 00:12:57,220 --> 00:13:02,010 e monolíngue em Graham Bell. 232 00:13:02,250 --> 00:13:04,650 Em 1960, Willian Stoke, 233 00:13:04,750 --> 00:13:07,650 linguista americano da Universidade Gallaudet, 234 00:13:07,750 --> 00:13:09,120 publicou um importante trabalho 235 00:13:09,150 --> 00:13:12,680 demonstrando que a Língua de Sinais Americana 236 00:13:12,710 --> 00:13:17,090 era uma língua com todas as características das línguas naturais. 237 00:13:17,120 --> 00:13:20,410 Com base nessa publicação surgiram diversos estudos e pesquisas 238 00:13:20,450 --> 00:13:21,820 sobre as línguas de sinais 239 00:13:21,920 --> 00:13:23,690 e sua aplicação na educação de crianças surdas. 240 00:13:24,220 --> 00:13:27,890 Isso teve um impacto muito grande, e nos anos 70 241 00:13:27,990 --> 00:13:30,860 passou a ser adotada uma filosofia 242 00:13:30,960 --> 00:13:33,200 definida como "comunicação total", 243 00:13:33,300 --> 00:13:36,980 que propõe o uso de qualquer tipo de modalidade comunicativa 244 00:13:37,080 --> 00:13:41,550 para transmitir conceitos e ideias. 245 00:13:41,650 --> 00:13:45,370 No final da década 70, principalmente nos Estados Unidos, 246 00:13:45,470 --> 00:13:48,410 inicia-se um movimento de reivindicações 247 00:13:48,440 --> 00:13:50,110 pela língua e cultura das minorias linguísticas, 248 00:13:50,140 --> 00:13:54,860 sendo os surdos considerados membros de uma comunidade minoritária 249 00:13:54,960 --> 00:13:57,740 que usa um idioma próprio, ou seja, a língua de sinais. 250 00:13:59,010 --> 00:14:03,180 Atualmente, não existe dúvida 251 00:14:03,280 --> 00:14:06,580 de que as línguas de sinais são línguas naturais. 252 00:14:06,680 --> 00:14:10,560 E essa ideia de ser uma língua natural, 253 00:14:10,600 --> 00:14:15,080 traz para a comunidade surda um desenvolvimento social, 254 00:14:15,110 --> 00:14:20,180 principalmente a partir da aplicação de leis 255 00:14:20,220 --> 00:14:22,700 que privilegiam o acesso à informação das pessoas surdas. 256 00:14:23,690 --> 00:14:25,480 Nós temos também, atualmente, 257 00:14:25,580 --> 00:14:27,050 um desenvolvimento científico muito grande, 258 00:14:27,150 --> 00:14:30,240 não apenas com relação à educação de surdos, 259 00:14:30,340 --> 00:14:33,410 mas com o desenvolvimento tecnológico 260 00:14:33,510 --> 00:14:36,820 nós temos a oportunidade de usar equipamentos específicos 261 00:14:36,920 --> 00:14:39,910 que nós podemos, hoje, comprovar que as línguas de sinais 262 00:14:40,010 --> 00:14:45,460 são línguas com processamentos naturais e similares 263 00:14:45,560 --> 00:14:48,150 àqueles observados nas línguas orais. 264 00:14:49,170 --> 00:14:50,790 Infelizmente, o avanço tecnológico 265 00:14:50,890 --> 00:14:54,810 também traz para o bojo da ciência alguns questionamentos 266 00:14:54,910 --> 00:14:58,940 que fazem perdurar aquele antagonismo que existia entre aqueles 267 00:14:59,040 --> 00:15:01,280 que acreditavam na língua de sinais 268 00:15:01,380 --> 00:15:03,260 e aqueles que acreditavam na língua oral 269 00:15:03,360 --> 00:15:08,340 como sendo o mais importante para as comunidades surdas. 270 00:15:08,370 --> 00:15:12,440 Com o implante coclear hoje nós temos um grupo de pessoas 271 00:15:12,540 --> 00:15:14,220 que acredita ainda que a língua oral 272 00:15:14,260 --> 00:15:16,100 deve ser privilegiada no ensino e na educação de surdos. 273 00:15:17,350 --> 00:15:21,090 Então, nós temos o que hoje nós podemos chamar de “novo oralismo”, 274 00:15:21,110 --> 00:15:25,700 que é um oralismo agora com subsídios tecnológicos. 275 00:15:32,780 --> 00:15:37,200 No Brasil, a história da educação de surdos tem como marco 276 00:15:37,230 --> 00:15:43,340 a chegada do professor surdo francês Huet, em 1855, 277 00:15:43,380 --> 00:15:45,740 convidado pelo imperador D.Pedro II 278 00:15:45,780 --> 00:15:48,730 para a abertura de uma escola para pessoas surdas. 279 00:15:48,770 --> 00:15:50,730 Em 1857 foi fundado no Rio de Janeiro, 280 00:15:50,770 --> 00:15:52,880 o “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos”, 281 00:15:52,910 --> 00:15:57,270 hoje, “Instituto Nacional de Educação de Surdos”– INES. 282 00:15:57,300 --> 00:16:00,030 Em 1875, no INES, 283 00:16:00,060 --> 00:16:04,720 o aluno surdo Flausino José da Gama, aos 18 anos, 284 00:16:04,760 --> 00:16:08,960 publicou “Iconografia dos Signaes dos Surdos-Mudos”, 285 00:16:08,990 --> 00:16:11,610 o primeiro dicionário de língua de sinais no Brasil. 286 00:16:11,650 --> 00:16:14,780 Em 1977, foi criada a FENEIDA 287 00:16:14,820 --> 00:16:20,680 (Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos) 288 00:16:20,720 --> 00:16:22,500 composta apenas por pessoas ouvintes 289 00:16:22,540 --> 00:16:25,210 envolvidas com a problemática da surdez. 290 00:16:25,240 --> 00:16:29,150 Dez anos mais tarde, a FENEIDA se transforma na FENEIS 291 00:16:29,180 --> 00:16:32,420 - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, 292 00:16:32,460 --> 00:16:37,990 importante instituição que está em atividade ate os dias de hoje. 293 00:16:39,470 --> 00:16:44,580 O Início dos estudos linguísticos da Libras ocorreu a partir da década de 80 294 00:16:44,620 --> 00:16:48,270 com as Pesquisadoras Lucinda Ferreira Brito, 295 00:16:48,300 --> 00:16:52,760 Tânia Felipe e, mais tarde, Ronice Müller de Quadros. 296 00:16:52,790 --> 00:16:57,480 Em 2001, Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael 297 00:16:57,510 --> 00:17:00,410 publicaram o dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Libras. 298 00:17:01,200 --> 00:17:04,570 Nesse período diversos educadores se interessaram 299 00:17:04,600 --> 00:17:09,210 pela educação de surdos e estudos de língua de sinais, 300 00:17:09,240 --> 00:17:12,830 fazendo crescer o número de publicações científicas na área. 301 00:17:12,860 --> 00:17:18,700 Em 2002 foi aprovada a Lei 10.436 que reconheceu a Libras 302 00:17:18,740 --> 00:17:23,340 como meio legal de comunicação da comunidade surda no Brasil. 303 00:17:23,370 --> 00:17:28,120 Essa lei foi regulamentada pelo Decreto 5.626, de 2005. 304 00:17:28,160 --> 00:17:30,570 A partir disso, a comunidade surda 305 00:17:30,600 --> 00:17:33,760 começa a experimentar uma nova organização educacional. 306 00:17:33,800 --> 00:17:36,100 Em 2006, a Universidade Federal de Santa Catarina, 307 00:17:36,140 --> 00:17:39,900 implementa o curso superior de Letras/ Libras com 9 polos, 308 00:17:39,930 --> 00:17:41,950 formando dezenas de surdos, tendo a Libras como língua de instrução. 309 00:17:41,950 --> 00:17:45,860 Neste mesmo ano, o MEC em parceria com a UFSC 310 00:17:45,920 --> 00:17:50,000 criou o Exame Nacional de Proficiência em Libras, o Prolibras. 311 00:17:51,070 --> 00:17:55,700 Em 2009 a Universidade de São Paulo inicia a abertura de concursos públicos 312 00:17:55,800 --> 00:17:57,410 para a contratação de docentes 313 00:17:57,510 --> 00:18:01,090 para ensino e pesquisa da língua de sinais brasileira. 314 00:18:01,840 --> 00:18:04,460 E este curso é uma das iniciativas 315 00:18:04,560 --> 00:18:08,430 da Pró-Reitora de Graduação da Universidade de São Paulo 316 00:18:08,530 --> 00:18:12,470 para a implementação do ensino de Libras em seus campi. 317 00:18:12,570 --> 00:18:14,640 Espera-se que essa conquista 318 00:18:14,740 --> 00:18:17,440 possa gerar um grande impacto nos alunos da USP 319 00:18:17,540 --> 00:18:20,040 e, por consequência, na comunidade surda brasileira. 320 00:18:20,140 --> 00:18:23,420 A gente finaliza, assim, este pequeno histórico da educação de surdos, 321 00:18:23,520 --> 00:18:27,530 esperando que você, aluno, continue estudando e ajudando a difundir 322 00:18:27,570 --> 00:18:31,250 a importância dos estudos surdos e da língua de sinais brasileira. 323 00:18:31,290 --> 00:18:33,090 Até a próxima.