1 00:00:20,390 --> 00:00:22,410 Olá, na aula de hoje 2 00:00:24,100 --> 00:00:26,180 vamos falar sobre um assunto que na comunidade surda 3 00:00:26,280 --> 00:00:31,090 pode tomar ares polêmicos: vamos falar sobre deficiência. 4 00:00:32,500 --> 00:00:37,810 Geralmente as pessoas que possuem algum impedimento físico ou sensorial 5 00:00:37,850 --> 00:00:40,190 causados por uma doença detectada no nascimento, 6 00:00:40,230 --> 00:00:42,150 ou por alguma causa desconhecida 7 00:00:42,180 --> 00:00:45,340 são chamadas de pessoas com deficiência. 8 00:00:45,370 --> 00:00:46,570 As pessoas com deficiência 9 00:00:46,670 --> 00:00:49,610 acabam sendo nomeadas dessa forma 10 00:00:49,640 --> 00:00:51,910 porque se desviam do padrão exibido pela maioria das pessoas, 11 00:00:52,010 --> 00:00:57,410 muitas vezes sendo consideradas como pessoas anormais. 12 00:00:57,850 --> 00:00:59,250 É claro que podemos dizer 13 00:00:59,350 --> 00:01:01,750 que quando uma pessoa é acometida por alguma doença 14 00:01:01,850 --> 00:01:04,670 ela pode vir a apresentar como sequela 15 00:01:04,770 --> 00:01:07,300 algum tipo de restrição no desenvolvimento 16 00:01:07,400 --> 00:01:10,700 das atividades necessárias para as atividades diárias. 17 00:01:11,860 --> 00:01:13,290 Em muitos casos 18 00:01:13,390 --> 00:01:17,270 essa sequela observada pode ser minimizada ou dizimada 19 00:01:17,370 --> 00:01:21,980 com o uso de algum recurso pessoal ou externo. 20 00:01:22,240 --> 00:01:23,480 Dessa forma, 21 00:01:23,520 --> 00:01:26,590 ela pode desenvolver aquilo a que foi impedida 22 00:01:26,630 --> 00:01:28,960 por decorrência da sequela. 23 00:01:28,990 --> 00:01:31,720 Nós estamos lidando com uma série de palavras 24 00:01:31,760 --> 00:01:34,700 como (leitura da lousa) 25 00:01:34,800 --> 00:01:38,940 que são termos utilizados, principalmente, pela área da saúde. 26 00:01:40,190 --> 00:01:46,250 Isso porque a discussão a respeito das deficiências começa nesse âmbito. 27 00:01:46,710 --> 00:01:50,920 Então, para discutir o conceito patológico de surdez 28 00:01:51,020 --> 00:01:54,490 e sua aplicação na comunidade surda e nos estudos surdos, 29 00:01:54,590 --> 00:01:58,990 vamos recorrer inicialmente aos conhecimentos da área da saúde. 30 00:01:59,410 --> 00:02:01,290 O conceito de deficiência, por exemplo, 31 00:02:01,390 --> 00:02:05,910 parte da perda da normalidade da estrutura 32 00:02:05,950 --> 00:02:11,270 ou de uma função psicológica, fisiológica ou anatômica, 33 00:02:11,300 --> 00:02:13,910 que pode ser temporária ou permanente. 34 00:02:14,860 --> 00:02:18,690 Nessa definição, pode se incluir a ocorrência de uma anomalia, 35 00:02:18,790 --> 00:02:20,210 de um defeito, perda de um membro, 36 00:02:20,310 --> 00:02:23,170 de um órgão, ou de um tecido. 37 00:02:23,960 --> 00:02:25,140 A deficiência é, então, 38 00:02:25,390 --> 00:02:28,180 a exteriorização de um estado patológico 39 00:02:28,280 --> 00:02:32,220 e reflete um distúrbio orgânico, uma perturbação no órgão. 40 00:02:32,560 --> 00:02:37,400 No caso, nas pessoas surdas, o que existe é a perda auditiva. 41 00:02:38,610 --> 00:02:42,640 O som que as pessoas ouvintes recebem chega ao aparelho auditivo 42 00:02:42,740 --> 00:02:46,020 como ondas sonoras, 43 00:02:46,960 --> 00:02:51,910 Essas ondas são amplificadas pela cadeia ossicular na orelha média, 44 00:02:51,950 --> 00:02:55,470 e movimentam o líquido que existe dentro da cóclea, 45 00:02:55,570 --> 00:02:57,410 órgão da orelha interna. 46 00:02:57,510 --> 00:02:59,700 Com o movimento das células ciliadas, 47 00:02:59,800 --> 00:03:01,880 essa energia vinda da energia sonora, 48 00:03:01,980 --> 00:03:03,910 transforma-se em impulsos elétricos, 49 00:03:04,010 --> 00:03:07,450 que são enviados ao sistema nervoso central, 50 00:03:07,550 --> 00:03:11,200 e esse é o percurso realizado pelo som em circunstâncias normais; 51 00:03:11,300 --> 00:03:16,570 a alteração nesse percurso provoca a perda auditiva. 52 00:03:18,510 --> 00:03:20,940 Essas perdas auditivas podem ser 53 00:03:20,970 --> 00:03:24,790 (leitura da tela) 54 00:03:24,820 --> 00:03:28,720 dependendo do local onde ocorre o impedimento funcional, 55 00:03:28,750 --> 00:03:34,690 podem, ainda, ser perdas leves, moderadas, severas ou profundas. 56 00:03:34,730 --> 00:03:37,740 Para analisar o grau da perda, 57 00:03:37,780 --> 00:03:40,580 podemos realizar um teste de audiometria, 58 00:03:40,610 --> 00:03:44,230 que detecta os limiares auditivos de uma pessoa, 59 00:03:44,260 --> 00:03:46,460 seja surda ou ouvinte. 60 00:03:46,490 --> 00:03:50,410 A pessoa surda terá como resultado limiares diferentes 61 00:03:50,440 --> 00:03:54,060 daqueles que são observados em uma pessoa ouvinte. 62 00:03:55,700 --> 00:03:59,410 Essas perdas auditivas podem ser também genéticas, 63 00:03:59,520 --> 00:04:05,110 ou provocadas por doenças como meningite, citomegalovírus, 64 00:04:05,150 --> 00:04:07,450 dentre outras, ou seja, crianças surdas podem nascer surdas, 65 00:04:07,480 --> 00:04:11,400 ou podem adquirir a surdez após o nascimento. 66 00:04:12,830 --> 00:04:18,870 Atrelados ao termo deficiência, temos os termos (ver tela) 67 00:04:18,910 --> 00:04:23,030 O termo incapacidade é relativo a uma restrição 68 00:04:23,060 --> 00:04:27,490 resultante de uma perda ou diminuição da habilidade 69 00:04:27,520 --> 00:04:30,720 para desempenhar uma atividade considerada normal 70 00:04:30,750 --> 00:04:31,970 para o ser humano, 71 00:04:32,000 --> 00:04:36,550 e a incapacidade gera uma desvantagem. 72 00:04:36,590 --> 00:04:37,650 A comunidade surda, no entanto, 73 00:04:37,690 --> 00:04:42,200 apresenta uma reivindicação de que o termo deficiência 74 00:04:42,240 --> 00:04:43,730 seja relativizado. 75 00:04:43,770 --> 00:04:47,470 Aliás, o uso do termo deficiente auditivo 76 00:04:47,510 --> 00:04:49,380 não é mais adequado 77 00:04:49,380 --> 00:04:52,510 para denominar surdos usuários de línguas de sinais. 78 00:04:52,520 --> 00:04:55,760 Normalmente é um termo usado para fazer referência 79 00:04:55,790 --> 00:04:58,810 àquelas pessoas que possuem resíduos auditivos 80 00:04:58,840 --> 00:05:02,460 que permitem bom acesso à língua oral, 81 00:05:02,500 --> 00:05:06,150 ou que preferem não usar línguas de sinais 82 00:05:06,190 --> 00:05:08,480 por motivo pessoal ou familiar. 83 00:05:09,090 --> 00:05:11,390 Os surdos que usam língua de sinais 84 00:05:11,430 --> 00:05:14,120 são aqueles que possuem perdas severas ou profundas 85 00:05:14,160 --> 00:05:17,950 e que nascem surdos ou ficam surdos na infância. 86 00:05:19,440 --> 00:05:22,800 Existem casos de adultos que perdem a audição 87 00:05:22,830 --> 00:05:25,820 e começam a usar línguas de sinais, mas são em menor número. 88 00:05:27,500 --> 00:05:29,770 Bom, vamos pensar nesses casos que citamos aqui 89 00:05:29,800 --> 00:05:32,930 e tomar como exemplo uma criança surda 90 00:05:32,970 --> 00:05:36,770 que é estimulada exclusivamente com o português oral, 91 00:05:37,490 --> 00:05:39,500 e uma criança surda que tem a língua de sinais 92 00:05:39,530 --> 00:05:41,040 como primeira língua. 93 00:05:41,070 --> 00:05:42,920 No primeiro caso, 94 00:05:42,960 --> 00:05:45,270 a criança vai ter como alvo 95 00:05:45,300 --> 00:05:48,010 o padrão de escala do adulto ouvinte, 96 00:05:48,050 --> 00:05:50,410 e, infelizmente, são poucas as pessoas surdas 97 00:05:50,440 --> 00:05:52,560 que conseguem se aproximar 98 00:05:52,590 --> 00:05:54,730 de uma produção oral satisfatória. 99 00:05:54,760 --> 00:05:58,400 Se pensarmos em uma produção oral adequada 100 00:05:58,430 --> 00:06:01,350 o número de sucessos é ainda menor. 101 00:06:01,380 --> 00:06:03,330 No segundo caso, 102 00:06:03,360 --> 00:06:05,850 a criança que tem a língua de sinais como primeira língua, 103 00:06:05,890 --> 00:06:09,850 tem como alvo o surdo adulto sinalizador; 104 00:06:09,880 --> 00:06:12,240 Alvo que ela pode alcançar facilmente. 105 00:06:12,270 --> 00:06:13,700 No primeiro caso, 106 00:06:13,730 --> 00:06:19,290 as expectativas são depositadas no processo de normalização da criança. 107 00:06:19,380 --> 00:06:20,790 E, no segundo caso, 108 00:06:20,830 --> 00:06:24,290 no processo desenvolvimento normal da criança. 109 00:06:25,030 --> 00:06:28,220 A pessoa surda usuária da língua de sinais 110 00:06:28,250 --> 00:06:30,140 possue uma língua natural 111 00:06:30,170 --> 00:06:32,840 que dá a ela condições de pleno desenvolvimento humano 112 00:06:32,870 --> 00:06:37,300 e atuação nos diversos campos sociais sem restrições. 113 00:06:37,340 --> 00:06:39,090 Mas isso só acontece 114 00:06:39,120 --> 00:06:44,440 se a sociedade se preparar para receber essa pessoa. 115 00:06:44,440 --> 00:06:46,340 Isso significa que a surdez 116 00:06:46,360 --> 00:06:50,510 pode ser considerada uma deficiência física 117 00:06:50,540 --> 00:06:54,620 mas, somente isso, não torna uma pessoa incapaz. 118 00:06:54,660 --> 00:06:59,510 O que causa a desvantagem 119 00:06:59,510 --> 00:07:00,510 são as condições oferecidas pela sociedade. 120 00:07:02,000 --> 00:07:05,630 Com isso, delimitamos duas posições antagônicas 121 00:07:05,670 --> 00:07:10,080 que estão relacionadas a forma de ver as pessoas surdas. 122 00:07:10,120 --> 00:07:11,660 Elas podem ser resumidas 123 00:07:11,700 --> 00:07:14,520 em dois modelos de abordagem das deficiências: 124 00:07:14,550 --> 00:07:18,050 o modelo médico e o modelo social. 125 00:07:18,870 --> 00:07:22,610 Segundo Riser, 126 00:07:22,650 --> 00:07:24,470 esses modelos vão se colocar em oposição 127 00:07:24,510 --> 00:07:28,490 exatamente porque enfatizam coisas diferentes no indivíduo. 128 00:07:28,530 --> 00:07:32,070 O modelo médico enfatiza a deficiência 129 00:07:32,110 --> 00:07:35,170 e a anormalidade orgânica ou funcional da pessoa; 130 00:07:35,200 --> 00:07:39,640 considera a pessoa com deficiência como dependente 131 00:07:39,680 --> 00:07:42,830 e por isso gera demandas para a sociedade, 132 00:07:42,870 --> 00:07:44,530 sendo vista como um problema. 133 00:07:45,540 --> 00:07:48,690 É um modelo assistencialista 134 00:07:48,730 --> 00:07:50,780 que coloca a pessoa com deficiência 135 00:07:50,820 --> 00:07:52,600 como o alvo das investidas 136 00:07:52,640 --> 00:07:56,270 dos diversos profissionais ditos "normais". 137 00:07:57,580 --> 00:08:01,660 A pessoa com deficiência é aquela que precisa dos hospitais, 138 00:08:01,700 --> 00:08:03,980 que precisa de caridade, de uma escola especial, 139 00:08:04,020 --> 00:08:05,750 de um tutor, 140 00:08:05,780 --> 00:08:07,220 de diversos profissionais 141 00:08:07,250 --> 00:08:09,890 da área da saúde e da educação especial 142 00:08:09,920 --> 00:08:11,850 provendo suas necessidades. 143 00:08:12,270 --> 00:08:15,470 Os serviços convergem para a pessoa com deficiência, 144 00:08:15,510 --> 00:08:17,080 como mostra a figura. 145 00:08:18,610 --> 00:08:20,080 E nesse modelo, 146 00:08:20,120 --> 00:08:23,970 o próprio deficiente não pode ser um ator 147 00:08:24,000 --> 00:08:27,610 no movimento de beneficiar aquela pessoa com incapacidade; 148 00:08:27,650 --> 00:08:31,750 é a pessoa dita normal que faz este movimento. 149 00:08:31,790 --> 00:08:35,830 O deficiente não pode fazer algo em favor da incapacidade 150 00:08:35,870 --> 00:08:37,900 causada por essa deficiência. 151 00:08:38,410 --> 00:08:41,110 O modelo médico reconhece na doença 152 00:08:41,210 --> 00:08:43,560 a causa mais importante da desigualdade social 153 00:08:43,560 --> 00:08:45,560 entre deficientes e normais. 154 00:08:45,690 --> 00:08:49,670 Além disso, não leva em consideração o papel da sociedade 155 00:08:49,700 --> 00:08:52,640 neste movimento de marginalização 156 00:08:52,670 --> 00:08:57,400 e opressão da pessoa que possui uma diferença. 157 00:08:58,670 --> 00:09:00,560 O modelo social, por sua vez, 158 00:09:00,600 --> 00:09:04,510 observa, sim, as desvantagens das pessoas com deficiência, 159 00:09:04,540 --> 00:09:11,530 mas acredita que essas desvantagens são originadas a partir da discriminação, 160 00:09:11,560 --> 00:09:13,500 do preconceito e dos estereótipos 161 00:09:13,530 --> 00:09:18,460 que são colocados por aqueles ditos "normais". 162 00:09:18,700 --> 00:09:21,500 Dentro desse modelo 163 00:09:21,530 --> 00:09:25,660 as pessoas são capazes de se desenvolver socialmente, 164 00:09:25,690 --> 00:09:27,340 de ter um emprego, 165 00:09:27,380 --> 00:09:30,700 ou alcançar outros níveis de desenvolvimento sociocultural 166 00:09:30,740 --> 00:09:33,630 como qualquer outra pessoa ouvinte. 167 00:09:33,670 --> 00:09:36,390 A pessoa exerce sua liberdade 168 00:09:36,420 --> 00:09:41,570 e capacidade de atuação nos diversos campos sociais e profissionais 169 00:09:41,600 --> 00:09:43,690 e vai experimentar das mesmas limitações 170 00:09:43,720 --> 00:09:47,540 que todos os outros cidadãos experimentam. 171 00:09:47,580 --> 00:09:50,560 Da mesma forma que uma pessoa surda 172 00:09:50,590 --> 00:09:54,320 não vai conseguir exercer alguns papéis na sociedade, 173 00:09:54,360 --> 00:09:55,840 as pessoas ouvintes 174 00:09:55,880 --> 00:09:58,590 também podem não conseguir exercer outros. 175 00:10:00,160 --> 00:10:02,520 Por exemplo, as pessoas podem dizer 176 00:10:02,550 --> 00:10:05,520 que um surdo não poderia ser regente de orquestra. 177 00:10:05,550 --> 00:10:07,470 Realmente não poderia. 178 00:10:07,510 --> 00:10:10,510 Porém há muitos ouvintes que também não poderiam, 179 00:10:10,540 --> 00:10:13,380 pois não é apenas uma questão de audição. 180 00:10:13,380 --> 00:10:15,670 O mesmo acontece com o futebol. 181 00:10:15,670 --> 00:10:17,420 Qualquer pessoa 182 00:10:17,460 --> 00:10:19,570 que não tenha limitações para correr 183 00:10:19,600 --> 00:10:22,330 ou para realizar os movimentos necessários para jogar futebol 184 00:10:22,360 --> 00:10:24,430 poderia ser um jogador, 185 00:10:24,460 --> 00:10:26,540 mas nem todos podem, 186 00:10:26,570 --> 00:10:28,580 porque não é apenas uma questão relacionada 187 00:10:28,610 --> 00:10:31,180 à condição física da pessoa, 188 00:10:31,220 --> 00:10:33,460 mas envolve outras habilidades necessárias 189 00:10:33,500 --> 00:10:35,170 para desempenhar essa função 190 00:10:36,300 --> 00:10:37,710 e, nem por isso, 191 00:10:37,750 --> 00:10:39,520 as pessoas que não conseguem reger uma orquestra 192 00:10:39,550 --> 00:10:40,740 ou jogar em um time de futebol, 193 00:10:40,770 --> 00:10:41,900 são consideradas pessoas deficientes. 194 00:10:43,640 --> 00:10:46,820 Levando em consideração as questões de integração social, 195 00:10:46,860 --> 00:10:51,220 a surdez pode ser tida como uma diferença. 196 00:10:51,250 --> 00:10:55,310 A partir daí, a sociedade deve ser preparada 197 00:10:55,350 --> 00:10:57,420 para lidar com essa diferença, 198 00:10:57,460 --> 00:10:59,550 assim como deve ser preparada 199 00:10:59,580 --> 00:11:01,530 para lidar com todas as outras diferenças, 200 00:11:01,560 --> 00:11:02,940 sejam elas de quais ordens forem. 201 00:11:04,700 --> 00:11:09,000 E se existir esse preparo para oferecer à pessoa surda 202 00:11:09,030 --> 00:11:10,620 aquilo que ela precisa 203 00:11:10,660 --> 00:11:13,400 pra se desenvolver como ser humano, 204 00:11:13,440 --> 00:11:16,590 não existirá incapacidade nem desvantagem. 205 00:11:17,450 --> 00:11:20,640 Existirá apenas uma diferença funcional 206 00:11:20,680 --> 00:11:25,420 que é o limiar auditivo diferente das outras pessoas, 207 00:11:25,460 --> 00:11:29,910 mas esse limiar auditivo diante da língua de sinais 208 00:11:29,950 --> 00:11:33,540 e de uma sociedade preparada não oferecerá restrição. 209 00:11:34,430 --> 00:11:36,780 Esse modelo social é um modelo 210 00:11:36,820 --> 00:11:38,720 que permite que a pessoa surda 211 00:11:38,750 --> 00:11:43,210 tenha trânsito social e desenvolvimento humano normal. 212 00:11:43,210 --> 00:11:46,310 Se ela precisa de um intérprete nos serviços públicos, 213 00:11:46,340 --> 00:11:50,300 por exemplo, a sociedade deve disponibilizar o serviço, 214 00:11:50,340 --> 00:11:53,340 não em um caráter assistencialista, 215 00:11:53,460 --> 00:11:55,790 mas como direito garantido 216 00:11:55,830 --> 00:11:58,900 a um cidadão competente e com potencial. 217 00:11:59,230 --> 00:12:01,460 Se há a necessidade de serviços 218 00:12:01,490 --> 00:12:03,590 para o desenvolvimento da oralidade 219 00:12:03,630 --> 00:12:06,330 ou serviços que promovam o desenvolvimento 220 00:12:06,360 --> 00:12:09,330 da língua de sinais em crianças surdas, 221 00:12:09,360 --> 00:12:11,500 esses serviços devem ser disponibilizados. 222 00:12:12,300 --> 00:12:16,630 Isso para que aquela pessoa com independência, 223 00:12:16,670 --> 00:12:19,010 com as suas próprias habilidades, 224 00:12:19,050 --> 00:12:21,480 diante dessa sociedade adequada, 225 00:12:21,510 --> 00:12:24,110 possa desenvolver o seu potencial como pessoa. 226 00:12:25,350 --> 00:12:27,540 O processo de empoderamento, 227 00:12:27,570 --> 00:12:29,720 que é a aquisição da emancipação individual 228 00:12:29,820 --> 00:12:32,400 para a atuação social plena, 229 00:12:32,440 --> 00:12:35,440 pode fazer com que uma pessoa surda 230 00:12:35,480 --> 00:12:36,760 busque a adequação para outras pessoas 231 00:12:36,790 --> 00:12:38,510 com o mesmo perfil, 232 00:12:38,720 --> 00:12:43,510 possibilitando não apenas o seu desenvolvimento pessoal, 233 00:12:43,550 --> 00:12:46,990 mas também o desenvolvimento da comunidade. 234 00:12:47,430 --> 00:12:49,470 Conforme dito anteriormente, 235 00:12:49,500 --> 00:12:52,600 o termo deficiência não é apropriado 236 00:12:52,630 --> 00:12:54,750 para se referir à comunidade surda. 237 00:12:54,780 --> 00:12:58,720 Nos últimos anos, termos como "deficiente auditivo" 238 00:12:58,750 --> 00:13:01,610 ou mesmo "surdo-mudo" não são mais utilizados. 239 00:13:02,350 --> 00:13:05,590 Isso porque a comunidade de pessoas surdas 240 00:13:05,630 --> 00:13:08,690 se organiza em torno da língua de sinais 241 00:13:08,720 --> 00:13:12,880 e tem como característica comum o fato de serem sinalizantes. 242 00:13:13,780 --> 00:13:15,450 Muitas vezes, 243 00:13:15,480 --> 00:13:18,190 é utilizado o termo Surdo (com "S" maiúsculo) 244 00:13:18,220 --> 00:13:21,180 para mostrar essa marcação de características próprias 245 00:13:21,210 --> 00:13:24,640 comuns a pessoas de um grupo específico 246 00:13:24,670 --> 00:13:28,250 e da igualdade social entre pessoas surdas e ouvintes, 247 00:13:28,290 --> 00:13:31,450 não mais entre pessoas normais e pessoas surdas. 248 00:13:32,380 --> 00:13:34,970 A língua de sinais é uma conquista 249 00:13:35,000 --> 00:13:40,020 que proporciona este status adquirido pela pessoa surda 250 00:13:40,060 --> 00:13:45,320 e pela comunidade surda ou comunidade sinalizante; 251 00:13:45,350 --> 00:13:49,660 é a característica que redefine "surdez". 252 00:13:49,700 --> 00:13:51,700 Para ilustrar gostaria de compartilhar com vocês 253 00:13:52,860 --> 00:13:57,630 na época em que eu atuava como fonoaudiólogo bilíngue. 254 00:13:58,640 --> 00:14:01,580 Eu tive um paciente surdo que estava em tratamento 255 00:14:01,620 --> 00:14:04,390 para a adequação do uso da língua de sinais, 256 00:14:04,430 --> 00:14:06,470 e não da oralidade. 257 00:14:07,550 --> 00:14:10,330 Um dia eu perguntei por que ele era surdo. 258 00:14:10,370 --> 00:14:13,720 Eu esperava que ele me respondesse 259 00:14:13,760 --> 00:14:15,840 com explicações do tipo: tive meningite na infância 260 00:14:15,880 --> 00:14:17,250 ou tive uma doença e fiquei surdo. 261 00:14:17,280 --> 00:14:19,550 Mas depois de um tempo pensando ele me respondeu: 262 00:14:19,580 --> 00:14:22,570 eu sou surdo porque uso língua de sinais. 263 00:14:24,170 --> 00:14:26,470 Acho que esse exemplo deixa bem claro 264 00:14:26,500 --> 00:14:28,060 a importância da língua de sinais 265 00:14:28,090 --> 00:14:31,590 como característica definidora da identidade das pessoas surdas, 266 00:14:31,620 --> 00:14:34,500 que se sobrepõe ao status auditivo delas. 267 00:14:36,330 --> 00:14:38,770 Espero que essa aula tenha ajudado vocês 268 00:14:38,810 --> 00:14:41,940 a entender um pouco mais do universo da língua de sinais. 269 00:14:41,970 --> 00:14:43,970 Muito obrigado e até a próxima.