1 00:00:21,300 --> 00:00:22,380 Olá! 2 00:00:23,340 --> 00:00:25,100 Nesse vídeo eu gostaria de falar para você sobre 3 00:00:25,110 --> 00:00:30,540 a interferência da língua de sinais atípica na vida escolar da pessoa surda. 4 00:00:30,550 --> 00:00:36,090 Você já sabe que existe uma influência grande da aquisição precoce de língua 5 00:00:36,090 --> 00:00:43,620 e do desenvolvimento adequado da linguagem na cognição humana. 6 00:00:43,620 --> 00:00:48,290 Uma criança ouvinte tem um bom desenvolvimento de linguagem a partir dos 3 anos de idade. 7 00:00:48,290 --> 00:00:52,070 Quando chega à escola, consegue aprimorar esse desenvolvimento 8 00:00:52,080 --> 00:00:56,970 ou até mesmo usar recursos metalinguísticos para potencializá-lo. 9 00:00:56,970 --> 00:01:02,040 Por outro lado, a maioria das crianças surdas tem seu primeiro contato com a língua de sinais 10 00:01:02,040 --> 00:01:06,030 somente quando ela chega à escola, por volta dos 5 anos de idade. 11 00:01:06,040 --> 00:01:13,490 É só a partir desse momento, que ela vai começar a aprender a língua e a se comunicar de forma adequada. 12 00:01:13,490 --> 00:01:22,160 Isso provoca um desnível entre as crianças surdas e ouvintes, quanto ao sucesso acadêmico. 13 00:01:22,800 --> 00:01:26,000 As crianças surdas filhas de pais surdos, 14 00:01:26,000 --> 00:01:31,230 ou que adquiriram língua de sinais antes dos 3 anos de idade, 15 00:01:31,240 --> 00:01:34,360 são as que conseguem chegar a um desenvolvimento de linguagem 16 00:01:34,360 --> 00:01:37,640 similar ao das crianças ouvintes, às vezes até melhor. 17 00:01:38,000 --> 00:01:43,000 Pesquisas mostram que o desempenho de crianças que tem a aquisição de linguagem 18 00:01:43,000 --> 00:01:47,750 iniciada depois dos 3 anos de idade é pior do que 19 00:01:47,750 --> 00:01:54,530 o desempenho de crianças surdas que tiveram a aquisição iniciada antes dos 3 anos de idade. 20 00:01:54,530 --> 00:01:59,000 O atraso na aquisição provoca não apenas Atipia na compreensão 21 00:01:59,000 --> 00:02:02,800 de estímulos em língua de sinais, mas também na produção da língua de sinais. 22 00:02:03,000 --> 00:02:09,350 Mas não é só o atraso na aquisição de língua que provoca Atipia na língua de sinais. 23 00:02:09,360 --> 00:02:13,800 Da mesma forma que os ouvintes, os surdos também estão expostos a problemas de linguagens. 24 00:02:13,810 --> 00:02:18,190 As crianças surdas podem ter problemas no desenvolvimento do Vocabulário, 25 00:02:18,200 --> 00:02:23,500 da Fonologia da língua, ou distúrbios de linguagem dos mais variados tipos, 26 00:02:23,510 --> 00:02:29,000 quer sejam do desenvolvimento, quer sejam por questões genéticas. 27 00:02:29,010 --> 00:02:35,250 Os problemas podem ocorrer também por origem de síndromes 28 00:02:35,250 --> 00:02:39,000 quando a criança nasce com quadro de sinais clínicos específicos que definem uma síndrome 29 00:02:39,010 --> 00:02:43,700 ou quadros lesionais, quando existe a perda de função de áreas específicas do cérebro, 30 00:02:43,700 --> 00:02:46,700 responsáveis pela linguagem. 31 00:02:48,200 --> 00:02:52,800 É importante enfatizar que os processamentos da linguagem da criança surda 32 00:02:52,800 --> 00:03:00,280 podem sofrer alteração e exibir produção e recepção atípicas em qualquer um dos níveis, 33 00:03:00,290 --> 00:03:08,030 seja no desenvolvimento sintático, morfológico, fonológico, pragmático e semântico da criança. 34 00:03:09,500 --> 00:03:13,300 Em escolas que utilizam a língua de sinais como língua de instrução 35 00:03:13,300 --> 00:03:18,000 é muito comum identificar surdos que desenvolvem-se bem nos anos iniciais, 36 00:03:18,010 --> 00:03:21,960 mas, que com o aprofundamento do conteúdo das disciplinas, 37 00:03:21,960 --> 00:03:27,960 começam a apresentar defasagem em relação as outras crianças surdas. 38 00:03:27,970 --> 00:03:36,210 Existem, porém, casos de crianças surdas que não conseguem acompanhar o seu grupo, 39 00:03:36,220 --> 00:03:39,350 mesmo que tenham sido expostas à língua de sinais desde cedo, 40 00:03:39,350 --> 00:03:45,000 ou que estudem em escolas que usem a língua de sinais como língua de instrução. 41 00:03:45,010 --> 00:03:51,200 Isso pode ocorrer por uma questão relacionada ao desenvolvimento de linguagem em sí, 42 00:03:51,210 --> 00:03:56,150 por exemplo: por um distúrbio de linguagem instalado. 43 00:03:56,160 --> 00:04:00,000 Porém, ainda, nem todas as instituições e seus professores 44 00:04:00,000 --> 00:04:04,000 estão aptos ainda a identificar esses problemas de linguagem expressos nas línguas de sinais 45 00:04:04,010 --> 00:04:06,000 ou de compreensão das línguas de sinais. 46 00:04:06,010 --> 00:04:12,800 Este é um exemplo de uma questão específica, que precisa da atenção 47 00:04:12,810 --> 00:04:21,000 de um profissional especializado e nesse caso esse profissional é o Fonoaudiólogo. 48 00:04:21,010 --> 00:04:26,230 O Fonoaudiólogo foi por muito tempo reconhecido como um profissional que prezava, 49 00:04:26,230 --> 00:04:29,500 primordialmente, pela Oralidade 50 00:04:29,500 --> 00:04:33,000 e que muitas vezes colocava a língua de sinais em segundo plano. 51 00:04:33,000 --> 00:04:38,800 Porém, ele é o profissional que tem Conhecimento Técnico e Respaldo Legal 52 00:04:38,800 --> 00:04:42,800 para intervir nos quadros de distúrbios de linguagem, 53 00:04:42,810 --> 00:04:46,170 mesmo aqueles que são expressos na língua de sinais. 54 00:04:46,700 --> 00:04:51,400 Infelizmente, são poucos os fonoaudiólogos especializados para o tratamento 55 00:04:51,400 --> 00:04:55,400 desses distúrbios de linguagens expressos na língua de sinais. 56 00:04:56,000 --> 00:05:00,000 É uma área que necessita de crescimento na fonoaudiologia 57 00:05:00,000 --> 00:05:05,000 para que essas crianças surdas sejam atendidas de forma apropriada. 58 00:05:05,450 --> 00:05:10,500 Sem o acompanhamento do fonoaudiólogo são grandes as chances da criança 59 00:05:10,500 --> 00:05:13,500 ter inadequações no desenvolvimento da linguagem 60 00:05:13,500 --> 00:05:17,900 e essas inadequações geram impacto grande. 61 00:05:18,500 --> 00:05:21,900 Existem casos de pessoas surdas, 62 00:05:21,900 --> 00:05:27,760 que devido a Progressão Direta do atual sistema educacional brasileiro, 63 00:05:27,770 --> 00:05:33,000 chegam a concluir o ensino fundamental sem o desenvolvimento de língua adequado. 64 00:05:33,010 --> 00:05:38,500 Esses distúrbios muitas vezes são justificados pela surdez: "Ele é assim porque é surdo" 65 00:05:38,500 --> 00:05:41,500 "NÃO, ele NÃO é assim porque é surdo!" 66 00:05:41,500 --> 00:05:47,500 Ele é surdo e possui problemas que o impedem 67 00:05:47,500 --> 00:05:49,500 de ter um desenvolvimento adequado de linguagem 68 00:05:49,500 --> 00:05:52,900 e que, por isso, necessita de uma Adequação Escolar. 69 00:05:52,910 --> 00:05:58,200 A grande questão é que nesses casos a Identificação e a Intervenção Precoce 70 00:05:58,200 --> 00:05:59,900 são de extrema importância. 71 00:05:59,900 --> 00:06:06,900 As pessoas surdas se beneficiam de intervenção precoce, 72 00:06:06,900 --> 00:06:09,280 pois o fonoaudiólogo, ou o profissional especializado, 73 00:06:09,280 --> 00:06:13,300 conseguem desenvolver estratégias de intervenção para que aquele distúrbio 74 00:06:13,300 --> 00:06:19,000 presente na pessoa seja minimizado ou completamente eliminado. 75 00:06:19,000 --> 00:06:27,300 Se o surdo não for submetido, tanto ao diagnóstico quanto a intervenção precoce, o quadro tende a piorar. 76 00:06:27,300 --> 00:06:30,150 Porque já sabemos que, com o passar das séries escolares, 77 00:06:30,150 --> 00:06:34,150 o conteúdo e a complexidade deles vai aumentando. 78 00:06:34,150 --> 00:06:38,140 Nos anos iniciais, com a contação de histórias infantis, 79 00:06:38,140 --> 00:06:44,980 as primeiras etapas da aquisição da língua são suficientes para suprir a incompreensão e produção regulares. 80 00:06:44,980 --> 00:06:50,560 Mas quando a criança começa a entrar em contato com temas mais complexos, 81 00:06:50,560 --> 00:06:55,090 que exigem conhecimento de mundo, elaboração de informações, 82 00:06:55,090 --> 00:07:00,600 senso crítico, capacidade de reflexão e questionamento, por exemplo, 83 00:07:00,600 --> 00:07:03,940 a defasagem aparece. 84 00:07:03,940 --> 00:07:07,170 Geralmente, isso fica mais evidente na adolescência, 85 00:07:07,170 --> 00:07:12,880 quando não apenas os conteúdos escolares estão se tornando complexos, 86 00:07:12,880 --> 00:07:15,910 mas também as relações pessoais se tornam mais complexas 87 00:07:15,910 --> 00:07:19,380 e exigem habilidades mais comunicativas. 88 00:07:20,890 --> 00:07:27,090 É errada a identificação precoce da língua de sinais atípica. 89 00:07:27,090 --> 00:07:32,660 Poucas crianças surdas possuem diagnóstico do tipo, antes dos seis anos de idade. 90 00:07:32,660 --> 00:07:39,700 A exceção acontece em casos de síndrome, em que o problema de linguagem cognitivo é esperado, 91 00:07:39,700 --> 00:07:44,380 como nos casos de síndrome de Down ou desordens do espectro autista. 92 00:07:44,380 --> 00:07:49,150 De qualquer maneira, o desenvolvimento de linguagem influenciado por esse atraso, 93 00:07:49,150 --> 00:07:53,020 acaba se misturando com um provável distúrbio que ela venha a ter. 94 00:07:53,850 --> 00:07:57,590 Os impactos na vida adulta são grandes e o desenvolvimento 95 00:07:57,590 --> 00:08:01,990 inadequado da linguagem pode trazer impedimentos. 96 00:08:01,990 --> 00:08:07,700 Nesses casos podemos falar em Deficiência e pensar na Incapacidade e Desvantagem. 97 00:08:07,700 --> 00:08:14,370 Então, por exemplo, uma pessoa surda com o quadro afásico vai ter limitações reais 98 00:08:14,370 --> 00:08:20,280 que uma pessoa surda sem esse quadro afásico não apresentaria. 99 00:08:20,280 --> 00:08:25,780 Uma pessoa surda com o quadro de paralisia cerebral com o quadro motor grave 100 00:08:25,780 --> 00:08:30,050 vai ter limitações que não seriam presentes em uma pessoa surda sem esse quadro. 101 00:08:30,050 --> 00:08:35,960 Da mesma forma, uma pessoa surda adulta, que desenvolveu um quadro de distúrbio 102 00:08:35,960 --> 00:08:38,830 específico de linguagem durante a infância e não teve tratamento adequado, 103 00:08:38,830 --> 00:08:45,040 vai ter na sua vida adulta limitações relacionadas a sua compreensão e a sua produção, 104 00:08:45,040 --> 00:08:50,810 que vão por exemplo, limitar o campo de atuação profissional dessa pessoa. 105 00:08:51,710 --> 00:08:57,850 Portanto, a língua de sinais atípica tem o poder de influenciar negativamente 106 00:08:57,850 --> 00:09:00,550 o desenvolvimento humano de uma pessoa surda, 107 00:09:00,550 --> 00:09:05,660 da mesma maneira que os distúrbios de linguagem também limitam as condições 108 00:09:05,660 --> 00:09:10,560 de uma pessoa ouvinte em seu desenvolvimento acadêmico ou sua colocação profissional. 109 00:09:10,560 --> 00:09:14,430 Uma pessoa que não consegue se comunicar adequadamente 110 00:09:14,430 --> 00:09:21,510 não teria condições de desempenhar uma função em que a comunicação seja requerida. 111 00:09:22,040 --> 00:09:27,250 O trabalho do fonoaudiólogos e de outros profissionais que trabalham com comunicação, 112 00:09:27,250 --> 00:09:29,410 como professores capacitados em Libras, 113 00:09:29,410 --> 00:09:38,320 é exatamente devolver ou promover aos surdos as condições de terem seu lugar na sociedade. 114 00:09:38,320 --> 00:09:43,260 De conseguirem o emprego que gostariam e de conseguirem se posicionar como cidadãos de forma adequada. 115 00:09:43,260 --> 00:09:45,060 Muito obrigado!